ASSINE
search button

Especialistas: não se pode prever fim da queda das cinzas vulcânicas

Compartilhar

É impossível dizer quando terminará a queda das cinzas do vulcão Puyehue no sul do Chile, afirmaram especialistas consultados pela AFP depois do cancelamento de inúmeros voos dos principais aeroportos da Argentina e do Uruguai neste final de semana.

"Tanto a erupção como a coluna de fumaça continuarão por meses e não há um tempo determinado para que acabem", afirmou o vulcanólogo Manuel Schilling, do Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) do Chile.

O Puyehue se mantém em atividade desde que entrou em erupção em 4 de junho passado, provocando a evacuação de 3.500 pessoas, depois que uma coluna de fumaça superou os 10 km de altura e afetou cidades da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.

"Depois de quatro meses, o Puyehue está num processo eruptivo menor, basicamente caracterizado por uma coluna de quatro quilômetros de altura, mas ainda há lava e saída de gases e tem uma coluna que possui pouca cinza e pode ficar muito tempo assim", explicou à AFP, Fernando Gil, chefe do Observatório Vulcanológico dos Andes do Sul (Ovdas).

Gil explicou que ainda não existem sinais de que o vulcão vá retomar sua força e que é imprevisível assinalar uma data quando vai terminar o processo eruptivo ou a queda de cinzas.