ASSINE
search button

Dilma pede o fim das armas nucleares no mundo

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira, no plenário da Organização das Nações Unidas (ONU), da reunião de alto nível sobre segurança nuclear, onde pediu a eliminação completa das armas nucleares.

Dilma disse que o desarmamento nuclear é fundamental para a segurança mundial. "Todo o estoque de material nuclear voltado para uso militar escapa dos mecanismos multilaterais de controle, mas o desarmamento nuclear é fundamental para a segurança", afirmou. 

"É imperativo ter no horizonte previsível a eliminação completa e irreversível das armas nucleares. A ONU deve se preocupar com isso", enfatizou.

"Sabemos que, para muitas nações, a energia nuclear continuará a ser alternativa para atender as necessidades energéticas, mas o compromisso do Brasil no uso pacífico é irreversível e está expresso em nossa Constituição Federal", acrescentou.

Dilma afirmou ainda que, após o acidente em Fukushima, determinou investigações para identificar fatores de risco em relação às usinas nucleares. "O Brasil compartilha a preocupação internacional com segurança nuclear e se associa a suas iniciativas".

Com informações da Rádio ONU