A Justiça norueguesa prolongou por oito semanas a prisão preventiva do militante de extrema-direita Anders Behring Breivik, autor dos atentados de 22 de julho que deixaram 77 mortos. Uma Corte de Oslo também estendeu por mais quatro semanas o regime de isolamento a que ele está submetido.
Na semana passada, a polícia norueguesa divulgou imagens que mostravam Breivik se preparando para os atos criminosos.
Nas imagens, Breivik aparece usando roupas e equipamentos policiais, como capacete e armas. Ele foi flagrado, na capital norueguesa, por câmeras instaladas próximas ao local onde explodiu um carro-bomba, na rua onde estão a sede do governo federal, os ministérios das Finanças e do Petróleo.
Depois da explosão em Oslo, Breivik se dirigiu à Ilha de Utoya, onde atirou e matou 69 pessoas que participavam de um encontro de verão da Juventude Trabalhista. Pelas investigações policiais, Breivik mantinha ligações com a extrema-direita e chegou a escrever em um manifesto contra o multiculturalismo ocidental.
Breivik está agora preso enquanto aguarda julgamento em uma penitenciária considerada modelo internacional. O norueguês confessou os atentados, mas nega serem criminosos. Segundo ele, os atos foram cometidos na tentativa de proteger e salvar a Noruega e a Europa.