ASSINE
search button

Rebeldes avançam e continuam as buscas por Kadafi

Compartilhar

TRÍPOLI - Os rebeldes anunciaram neste sábado controlar todo o aeroporto internacional de Trípoli, mas admitiram a existência de combatentes leais a Muamar Kadafi na área, que dispararam na sexta-feira foguetes que destruíram três aviões civis na pista de pouso.

Ao mesmo tempo, o governo da Argélia desmentiu neste sábado "categoricamente" as informações sobre a entrada no país de um comboio de automóveis blindados procedente da Líbia, divulgadas pela agência de notícias egípcia MENA.

>> Rebeldes controlam aeroporto de Trípoli, mas leais a Kadafi resistem

"Esta informação não tem qualquer fundamento e a desmentimos categoricamente", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Amar Belani, à agência APS.

A agência MENA, com base em uma fonte rebelde líbia, informou mais cedo que um comboio de seis carros blindados que poderia transportar a altos dirigentes líbios, incluindo Muamar Kadafi, cruzou na sexta-feira a fronteira Líbia-Argélia.

"Controlamos totalmente o aeroporto. Restam poucos focos de resistência na zona de Qafr ben Ghirshir", a dois quilômetros de distância, disse Bashir al-Taibi, líder dos rebeldes que afirmam controlar o aeroporto.

Nas ruas de Qasr ben Ghishir, uma multidão festejava a "libertação", aos gritos de "Kadafi acabou para sempre".

"Ontem à noite, entre 60 e 80 carros do batalhão de Khamis Kadafi, um dos filhos de Muamar Kadhafi, abandonaram a região e fugiram", declarou Moktar Lakder, comandante da rebelião.

Vários habitantes confirmaram que veículos de partidários de Kadhafi deixaram a área, alguns com armas pesadas.

Os combatentes leais a Kadafi dispararam foguetes na sexta-feira e destruíram três aviões civis. Outras aeronaves foram atingidas.

De acordo com outro combatente rebelde, Basam Turki, ainda existem francoatiradores em Qafr ben Ghirshir.

Os rebeldes líbios, que conquistaram na sexta-feira a principal passagem de fronteira com a Tunísia, prosseguiam avançando neste sábado ante o regime agonizante de Muamar Kadafi.

O chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, fez neste sábado um apelo de ajuda humanitária urgente para Trípoli.

"Fazemos um pedido a todas as organizações humanitárias para dizer que Trípoli necessita de medicamentos, produtos de primeira necessidade e material de cirurgia, assim como alimentos básicos", disse Abdel Jalil em entrevista coletiva em Benghazi, reduto dos rebeldes no leste.

Jalil denunciou a falta de alimentos de primeira necessidade na capital e disse que os cortes de água e energia elétrica são motivados por atos de sabotagem de forças leais a Kadafi.

Ao mesmo tempo, o líder rebelde prometeu julgamentos justos para pessoas ligadas ao regime de Muamar Kadafi.

"Pedimos a Muamar Kadafi e seus assessores que se rendam, para protegê-los e evitar uma execução sumária. Garantiremos julgamentos justos, qualquer que seja sua posição", declarou Abdel Jalil.

Ao ser questionado sobre a instância de julgamento, Abdel Jalil afirmou que a justiça líbia é "a principal", enquanto o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia é uma "justiça complementar".

O líder do CNT também disse temer uma falta de liquidez dos bancos.

"Faço um apelo nacional a todos os empresários: devem repatriar seus capitais aos bancos líbios, particularmente pela proximidade da festa de Aid el-Fitr", que marca o fim do Ramadã na próxima semana, pediu.

Também anunciou que novos membros do CNT viajaram para Trípoli..

No campo de batalha, o diretor da rebelião afirmou que as negociações prosseguem para obter uma entrada pacífica das forças insurgentes na cidade costeira de Sirte, 450 km ao leste de Trípoli e cidade natal de Kadafi.

Uma semana depois da ofensiva vitoriosa sobre Trípoli, a vida começa a voltar ao normal na capital líbia. Algumas lojas abriram as portas neste sábado.