ASSINE
search button

Secretário-geral condena ataque a prédio da ONU na Nigéria

Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou nesta sexta-feira o atentado ao prédio das Nações Unidas na capital da Nigéria, Abuja, que deixou pelo menos 18 mortos. "Este foi um ataque contra aqueles que dedicam suas vidas a ajudar os outros", disse Moon.

Em nota, o secretário prestou solidariedade às famílias das vítimas e disse que as Nações Unidas realizarão todos os esforços possíveis para auxiliá-las durante este difícil momento.

>> Ataques a instalações da ONU já deixaram 747 mortos desde 1948

>> Governo brasileiro repudia ataque a prédio da ONU na Nigéria

>> Prédio da ONU na Nigéria é alvo de explosão

Confira a nota na íntegra: 

“Por volta das 11 horas da manhã, hora local, a Casa das Nações Unidas na capital nigeriana, Abuja, foi atingida por um carro-bomba.

O edifício abrigava 26 agências humanitárias e de desenvolvimento da família da ONU.

Este foi um ataque contra aqueles que dedicam suas vidas a ajudar os outros.

Condenamos este ato absolutamente terrível.

Ainda não temos números precisos sobre vítimas, mas parecem ser consideráveis. Algumas pessoas estão mortas, muitas outras feridas.

Equipes nigerianas e internacionais de busca e salvamento se mobilizaram e estão movendo os feridos para os hospitais e prestando socorro emergencial.

Eu estou pedindo à Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, [para que vá] para a Nigéria imediatamente e estou mobilizando o Sistema ONU para que responda a esta emergência. Ela será acompanhada pelo chefe de segurança da ONU, Subsecretário-Geral Gregory Starr, e se reunirá com autoridades nigerianas na chegada em Abuja.

Ligarei para o Presidente [Goodluck] Jonathan da Nigéria em breve.

Nesta ocasião muito triste, dirijo a minha mais profunda solidariedade às vítimas e suas famílias. As Nações Unidas realizarão todos os esforços possíveis para auxiliá-las durante este difícil momento.”