ASSINE
search button

Gays e lésbicas serão reconhecidos pela primeira vez no censo do Nepal

Compartilhar

Pela primeira vez, os cidadãos do Nepal podem escolher uma terceira opção nas categorias de gênero no questionário do censo oficial.

A contagem oficial de gays, lésbicas e transexuais, abre caminho para um maior reconhecimento dos direitos das minorias sexuais e de gênero na prestação de serviços públicos no país.

A nova opção de escolha surge após a decisão da Suprema Corte, em 2007, de assegurar os direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.

A decisão de 2007, exigia que todos os certificados de cidadania que servem como identidade, indicassem claramente a identidade de gênero de cada indivíduo.

Documentário

A situação das minorias sexuais no Nepal é retratada em um documentário de 10 minutos, chamado “Fora do Armário”, produzido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud e pode visto no site da agência.

Segundo o diretor nacional do Pnud no Nepal, Shoko Noka, a decisão de implementação vai ajudar a reduzir as barreiras e ampliar o acesso a serviços essenciais – particularmente no reforço da prevenção do HIV e da Aids, tratamento e cuidados.

O Nepal é o único país sul-asiático a reconhecer os direitos de terceiro gênero. Os resultados do censo deste ano serão publicados até o final de outubro.