ASSINE
search button

Atirador de Oslo deve ir para presídio de luxo na Noruega

Compartilhar

O autor confesso do duplo atentado em Oslo, Anders Behring Breivik, que deixou 76 pessoas mortas na Noruega, pode acabar preso em uma penitenciária cinco estrelas. 

Inaugurado em abril do ano passado, o Centro de Detenção Halden Fengsel é o segundo maior do país e conta com ginásio climatizado, cozinha-laboratório (onde os presos fazem curso de gastronomia), estúdio de música, pista de corrida e celas conjugadas para estimular o convívio entre os detentos. 

A estrutura, que ocupa uma área de 30 hectares, tem capacidade para 252 presos e demorou dez anos para ser construída, por uma bagatela de 1,5 bilhão de Coroas Norueguesas. Segundo uma entrevista do administrador do presídio, Are Hoidal, à revista Time, a infraestrutura serve como estímulo à "confiança de cada um dos detentos através da educação e do trabalho". 

Já as celas são equipadas com televisões de tela plana e frigobar. As janelas são grandes e sem grades, para permitir que o "quarto" se mantenha iluminado. A cada dez ou 12 celas, uma sala de estar permite que os presos tenham convívio social. 

O complexo penitenciário fica no meio da floresta e abriga os piores criminosos do país. Mesmo assim, os policiais não usam armas e participam de atividades esportivas junto com os detentos.   

Veja as fotos da penitenciária: