ASSINE
search button

Noruega: após se dizer inocente, atirador ficará 4 semanas isolado

Compartilhar

O norueguês Anders Behring Breivik ficará preso por oito semanas, quatro delas em completo isolamento, anunciou nesta segunda-feira a polícia de Oslo em entrevista coletiva. Breivik, 32 anos, confessou ter planejado o duplo atentado ocorrido na última sexta-feira que matou, ao todo, 93 pessoas no país.

A decisão foi tomada por um juiz após Breivik prestar depoimento, na corte de Oslo. Na sessão, o norueguês admitiu ter sido o autor da explosão em Oslo e do tiroteio na ilha de Utoya. Apesar disso, Breivik se declarou inocente, argumentando que ele queria salvar a Noruega e a Europa do "Marxismo cultural".

>> Número de mortos em atentados na Noruega é revisado para baixo

>> Audiência de acusado pelo massacre na Noruega será a portas fechadas

Tragédia na Noruega

A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 86 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo. Ele deve prestar depoimento na segunda-feira.