ASSINE
search button

Jornalista francesa já enviou à justiça denúncia contra Strauss-Kahn

Compartilhar

A jornalista francesa Tristane Banon, de 32 anos, enviou nesta terça-feira ao Ministério Público de Paris uma denúncia de tentativa de estupro contra o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, informou o advogado da jovem, David Koubbi.

Uma vez recebida a denúncia, provavelmente na quarta-feira, o Ministério Público vai decidir se arquiva, se abre uma investigação preliminar ou se nomeia um juiz para instaurar o processo, trâmite que pode levar vários meses.

"De modo algum quero transformar este assunto num caso político", disse o advogado de Tristane Banon nesta terça-feira.

Dominique Strauss-Kahn, de 62 anos, que se declarou inocente das acusações de agressão sexual e tentativa de estupro de uma camareira de um grande hotel de Nova York no mês de maio, também nega as acusações da jornalista, classificando-as como fatos "imaginários".

Strauss-Kahn foi libertado sob palavra na última sexta-feira, depois que o promotor Cyrus Vance colocou em questão a credibilidade da vítima.

O caso denunciado por Banon ocorreu em 2003. A jovem falou dele pela televisão em 2007.

"Já não posso mais continuar ouvindo que sou uma mentirosa porque não apresentei uma denúncia", disse Banon na segunda-feira à revista francesa l'Express ao explicar os motivos pelos quais só decidiu procurar a justiça agora.

Na segunda-feira, pouco depois do advogado da jornalista anunciar que enviaria sua denúncia à justiça, Strauss-Kahn anunciou por meio de um comunicado dos advogados, Henri Leclerc e Frédérique Baulieu, que vai processá-la por "difamação".