ASSINE
search button

Mergulhadores da Flórida encontram novo tesouro em naufrágio

Compartilhar

Mergulhadores em Florida Keys recuperaram um grande anel de esmeralda e duas colheres de prata que acreditam ser do galeão espanhol Nuestra Señora de Atocha, um naufrágio que já revelou um dos maiores tesouros recuperados do mar.

Funcionários da Mel Fisher''s Treasure, empresa que trabalha na região do naufrágio do navio desde 1969, acreditam que estão próximos de encontrar a última parte perdida do navio. "Nesta área ficavam os clérigos e a elite com os seus itens pessoais", disse Sean Fisher, porta-voz da empresa e neto do seu fundador Mel Fisher.

O Atocha voltava para a Espanha carregado de ouro e prata do novo mundo quando afundou ao ser atingido por um furacão em Key West, em setembro de 1622. Depois de 16 anos de busca, Mel Fisher e a sua equipe encontraram a carga principal do naufrágio em 1985. Eles resgataram mais de 40 toneladas de ouro e prata, além de mais de 100 mil moedas de prata espanholas, junto com esmeraldas colombianas e outros artefatos. A empresa estima o valor em quase 500 milhões de dólares.

Desde então, Sean Fisher disse que a equipe fez outras descobertas em um raio de 16 quilômetros do naufrágio. Após afundar, outros furacões espalharam pedaços do navio. "Estamos indo na direção correta. Como o navio quebrou em dois e ficou sendo carregado por centenas de anos, estamos encontrando coisas aos poucos", disse Fisher.

O anel de ouro com uma grande esmeralda está bem conservado e foi avaliado em 500 mil dólares. Já as colheres e os outros itens estão cobertos por resíduos e deverão ser tratados no laboratório da empresa, então eles não tiveram nenhuma estimativa de valor.

Com uma cópia do registro de carregamento do Atocha, Fischer acha que vai encontrar mais 100 mil moedas, 400 barras de prata e joias pessoais no restante do navio. "Havia muito contrabando, já que o clero e a nobreza não queriam pagar impostos ao rei. Nós esperamos encontrar vários itens que não foram declarados", acrescentou.