ASSINE
search button

Ausência de Chávez evidencia sua importância

Compartilhar

A doença do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e sua recuperação em Cuba mostram que sua liderança é, hoje, imprescindível para o governo, onde não existe uma alternância visível, e para a oposição, fragmentada com um discurso muito centrado no chefe de Estado.

Analistas, políticos e meros observadores concordam em que a ausência de Chávez, distanciado da vida pública há três semanas após ter sido operado de um abscesso pélvico em Havana, deixa claro que o presidente é o motor da política venezuelana.

Esta situação "mostra o caráter personalista do regime político, que se assenta unicamente em Chávez. Sua presença e suas declarações mobilizam os partidários e detratores e sua ausência deixa a política sem um porta-voz que fixe a agenda", disse à AFP Angel Alvarez, professor de Ciência Política da Universidade Central da Venezuela (UCV).

A doença de Chávez, de 56 anos, tem mostrado que não existe uma geração que possa preencher o vácuo que um dia pode deixar este presidente de personalidade envolvente e carisma indiscutível, com forte ligação com o povo e uma notável influência regional.

"Chávez é imprescindível neste momento e isto deve servir de alerta. Convencidos de que o presidente ainda tem muito tempo na política, este tempo deve ser investido para construir uma geração sucessora que continue este projeto político para além de uma liderança", declarou à AFP Nicmer Evans, colunista e professor de Teoria Política da UCV.

Durante o afastamento de Chávez, que ainda não tem previsto seu retorno para a Venezuela, no país agravou-se a crise elétrica, explodiu um confronto sangrento em uma prisão e os Estados Unidos ameaçaram com novas sanções. A ausência do presidente ficou evidente na gestão de todos estes problemas domésticos.

"Para o governo, a doença de Chávez o pegou de surpresa. Estão paralisados. Saiu de suas mãos. Chávez teria sabido coordenar melhor a operação ou teria usado seu apoio popular para falar com os familiares", disse Alvarez, citando como exemplo o enfrentamento na prisão venezuelana de El Rodeo, que deixou pelo menos 29 mortos.

Por outro lado e segundo analistas, as divisões dentro da situação já teriam começado a aparecer.

"Apesar da imagem de unidade que se tenta dar, há um forte debate sobre a sucessão", disse Alvarez.

No entanto, em qualquer ato do governo o nome de Chávez é mencionado e seu gabinete garante seguir suas instruções e trabalhar em seu nome.

"É preciso ter confiança na equipe que ficou aqui na retaguarda, ocupando-se dos assuntos do país", pediu a ministra para as Comunas (pasta que corresponderia ao ministério das Cidades), Isis Ochoa, em entrevista à televisão estatal VTV.

Chávez, que está no poder desde 1999, é o candidato do PSUV para as presidência, em  2012, quando se candidatará a um terceiro mandato de seis anos.

"Quais são agora os líderes do chavismo sem Chávez dentro do governo? (...) Se fossem convocadas primárias para as presidenciais, no PSUV haveria uns 10 candidatos", afirmou José Albornoz, secretário-geral do partido Pátria para Todos (ex-aliado de Chávez).