ASSINE
search button

Fukushima suspende operação de descontaminação de água radioativa

Compartilhar

A operação de descontaminação da água radioativa da usina nuclear de Fukushima foi suspensa neste sábado poucas horas após o início dos trabalhos. De acordo com a empresa Tokyo Electric Power (TEPCO), responsável pela central, o motivo foi o alto nível de radiação apresentado.

A operação havia começado às 20h de sexta-feira (horário local) e teve que ser interrompida cinco horas depois. A TEPCO não informou quando os trabalhos serão retomados.

"Estamos verificando a causa do elevado nível de radioatividade", explicou Junichi Matsumoto, responsável pelas operações nucleares da empresa.

Cerca de 100 mil toneladas de água contaminada se acumulam debaixo dos reatores e turbinas da usina de Fukushima Daiichi (Nº 1) desde o terremoto e tsunami de 11 de março.

A tragédia provocou uma falta de energia elétrica em Fukushima, o que quase causou um colapso no sistema de refrigeração dos reatores. A TEPCO precisou jogar água sobre eles para resfriá-los, dia e noite, e precisa ainda derramar cerca de 500 toneladas de água por dia, levando ao acúmulo de grande parte do líquido nas instalações.

A operação de descontaminação do líquido acumulado tratará 50 toneladas de água por hora, num total de 1,2 mil ao dia.

A empresa poderá reutilizar a água descontaminada nos circuitos de refrigeração quando for restabelecido seu funcionamento.

A companhia, no entanto, enfrenta ainda um outro problema: a lama radioativa resultante do processo de descontaminação.

Em 17 de abril, a TEPCO anunciou que espera reduzir significativamente os vazamentos radioativos da central até julho e estabilizar a temperatura dos reatores em torno dos 100 graus Celsius o mais tardar em janeiro.