ASSINE
search button

União Europeia decide punir Bashar al-Assad

Compartilhar

Depois dos Estados Unidos, a União Europeia (UE) decidiu, nesta segunda-feira, congelar os bens do presidente sírio Bashar al-Assad e impor uma proibição de visto, além de aumentar a pressão sobre o Irã, seu principal aliado regional.

A UE decidiu punir pessoalmente Bashar al-Assad pela violenta repressão de seu regime aos protestos populares que começaram em março. Segundo a ONU e organizações de defesa dos direitos humanos, mais de 900 pessoas já foram mortas pelas forças de segurança.

Os nomes de Assad e de mais 10 autoridades sírias serão publicados no Diário Oficial do bloco europeu. Eles se unirão a uma primeira lista de 13 figuras importantes do regime sírio, incluindo um irmão e vários primos do presidente, objetos de sanção desde 10 de maio - quando a UE também decretou um embargo sobre a venda de armas e suspendeu a ajuda ao desenvolvimento da Síria.

A decisão desta segunda-feira é fruto de um mês de complicadas discussões entre os 27 países da UE sobre a conveniência de punir Al-Assad pessoalmente.

"É o que precisamos fazer", estimou em Bruxelas nesta segunda o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

O regime sírio "deve seguir o caminho das reformas, e não o da repressão", disse.

Entretanto, Bruxelas ainda não considera a adoção de sanções gerais contra a Síria.

"Sou cético em relação a sanções gerais (...) que afetem toda a população", declarou por sua vez o ministro tcheco das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg.

Os Estados Unidos já haviam feito este mesmo movimento na quarta-feira passada, depois que o presidente Barack Obama disse em seu discurso sobre o Oriente Médio que Al-Assad deveria escolher entre "liderar a transição e abandonar o poder".

Segundo Franco Frattini, chefe da diplomacia italiana, indicou que a UE deve "mostrar que a única opção é dar continuidade às reformas e acabar com a violência".

Além disso, afirmou, é preciso aumentar indiretamente a pressão sobre a ONU.

Até este momento, o Conselho de Segurança não reagiu oficialmente à situação síria devido às reticências de Rússia e China, mas o chanceler francês, Alain Juppé, disse que uma maioria começou a se delinear no sentido de condenar o regime de Al-Assad.

A UE também adotou sanções contra o Irã, principal aliado regional de Damasco, num momento em que as negociações sobre o programa nuclear iraniano parece ter chegado a um beco sem saída.