ASSINE
search button

Governo de unidade palestino deve ser formado em uma semana

Compartilhar

Uma importante autoridade palestina afirmou nesta quinta-feira que espera que seja formado um governo de unidade palestino no prazo de uma semana, tendo em vista o acordo de reconciliação de 27 de abril.

"Espero que dentro de uma semana nós tenhamos um novo governo instalado por consenso", disse Nabil Shaath, importante figura do Fatah, partido do presidente Mahmud Abbas, à imprensa na cidade de Ramallah.

Ele afirmou que delegações dos grupos rivais, Fatah e Hamas, se reunirão nos próximos dias na capital egípcia para elaborar a estrutura do governo.

"Quanto antes o governo se instalar, mais cedo a comissão de acompanhamento árabe liderada pelo Egito vai poder ir à Gaza, e provavelmente haverá escritórios em Gaza", que atualmente é governada pelo Hamas, afirma Shaath.

"Com isso, o governo vai poder começar com um plano de unificação, vai organizar todos os comitês que foram acertados no acordo do Cairo, todos por consenso", explica a autoridade do Fatah referindo-se aos comitês que tratarão da segurança, reconciliação, administração e eleições.

Na escolha do primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente por Salam Fayyad, o candidato favorito pelos membros internacionais de ajuda, Shaath afirma: "Se nós não conseguirmos chegar num consenso sobre ele, vamos analisar uma série de outros possíveis candidatos palestinos", explica.

O acordo entre o partido de Abbas, Fatah, e o movimento islâmico Hamas prevê a formação de um governo de independentes para preparar eleições presidenciais e legislativas simultâneas em um prazo de um ano, e constitui a primeira etapa para acabar com quatro anos de divisão política entre Cisjordânia e Faixa de Gaza.