ASSINE
search button

Hillary pede que mundo isole Kadafi

Compartilhar

ROMA - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, fez um apelo nesta quinta-feira em Roma à comunidade internacional, pedindo aos países que adotem mecanismos para um maior "isolamento" do ditador líbio Muamar Kadafi, no poder há mais de 40 anos.

"A comunidade internacional deve aumentar o isolamento diplomático e político de Kadafi", pediu Hillary, durante uma reunião do Grupo de Contato sobre a Líbia realizada na sede da chancelaria italiana.

Hillary Clinton exortou seus aliados a "apoiarem a transição democrática da Líbia através do processo político", sob a liderança do enviado especial da ONU para a Líbia, o jordaniano Abdel Ilah Khatib.

A chefe da diplomacia americana sugeriu que os governos rejeitem "as visitas dos enviados de Kadafi, a menos que queiram abandoná-lo ou que discutam seriamente sobre sua saída".

Hillary também pediu aos países que ainda mantêm representações diplomáticas na Líbia a "fechar suas sedes e enviar emissários a Benghazi", bastião dos rebeldes.

"Temos que facilitar a criação nas capitais de todo o mundo de representações do Conselho Nacional de Transição", acrescentou. "Já é hora da violência parar, de Kadafi partir. Que comece a transição democrática", declarou.