ASSINE
search button

Obama e Netanyahu farão reunião na Casa Branca

Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, irá receber o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no dia 20 de maio, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela Casa Branca.     

De acordo com o anúncio, os líderes esperam dialogar sobre todos os assuntos que são de interesse dos Estados Unidos e de Israel.  

"O processo de paz paralisado no Oriente Médio deve ser um dos principais temas de discussão’, destaca a nota. 

Os palestinos abandonaram as negociações retomadas no ano passado após Israel suspender a moratória sobre a colonização dos territórios ocupados. 

O anúncio do encontro foi feito após o primeiro-ministro israelense ter qualificado, durante discurso em Londres, de ‘tremendo golpe para a paz’ o acordo de reconciliação assinado hoje, no Cairo, entre os líderes dos movimentos palestinos Fatah e Hamas. 

"O que aconteceu hoje no Cairo é um tremendo golpe para a paz e uma grande vitória para o terrorismo’, declarou Netanyahu aos jornalistas durante uma visita de um dia a Londres, onde se reuniu com o primeiro-ministro britânico, David Cameron. 

O presidente palestino, Mahmud Abbas, líder do partido Fatah, e o chefe do gabinete político do movimento radical Hamas, Khaled Mechaal, oficializaram no Cairo o acordo de reconciliação assinado na véspera, que encerra a divisão entre Cisjordânia e Faixa de Gaza e abre o caminho para a celebração de eleições gerais palestinas em um ano.