ASSINE
search button

Principais dirigentes da Al-Qaeda mortos ou capturados desde 11/9

Compartilhar

ISLAMABAD - Estes são os principais dirigentes da rede terrorista Al-Qaeda mortos ou capturados desde os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, ao lado de Osama bin Laden, que foi morto em uma operação americana no domingo. O número dois, Ayman al-Zawahiri, permanece foragido.

- 28 de março de 2002: o palestino Abu Zubeida, colaborador de Bin Laden e considerado responsável pelo recrutamento e por operações externas da Al-Qaeda, é detido no Paquistão.

- No fim de outubro, o saudita Abdel Rahim al-Nachiri, chefe das operações no Golfo, é preso nos Emirados Árabes Unidos.

- 1º de março de 2003: o número três e suposto cérebro dos atentados de 11 de setembro, Khaled Sheikh Mohamed, é detido no Paquistão.

- 14 de agosto: detido na Tailândia o indonésio Riduan Isamudin, conhecido como Hambali, suspeito de ser o representante da Al-Qaeda no sudeste asiático e cérebro da rede regional Jemaah Islamiyah.

- 18 de junho de 2004: o saudita Abdel Aziz ben Isa Al Muqrin, chefe da Al-Qaeda na Arábia Saudita, é morto em Riad. Seu antecessor, o iemenita Khaled Ali Ben Ali Haj, havia sido morto três meses antes.

- 2 de maio de 2005: o líbio Abu Faraj, considerado número três da Al-Qaeda e líder da rede no Paquistão, é detido no noroeste do país.

- 11 agosto: o jordaniano de origem palestina Abu Qatada, suposto líder espiritual da Al-Qaeda na Europa, é detido na Grã-Bretanha pela segunda vez.

- 27 de fevereiro de 2006: morre perto de Riad o saudita Fahd al-Joweir, chefe da Al-Qaeda na Arábia Saudita. Seu antecessor, Saleh Al Ufi, morrera em agosto de 2005.

- 7 de junho: o número um da Al-Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi, morre em um ataque aéreo durante uma operação EUA-Iraque ao norte de Bagdá.

- 25 de setembro: militares britânicos matam em Basra (sul do Iraque) o kuwaitiano Omar al-Faruk, auxiliar de Osama bin Laden e suposto chefe da Al-Qaeda no sudeste da Ásia.

- 29 de janeiro de 2008: um míssil americano mata o comandante da Al-Qaeda no Afeganistão, Abu Laith al Libi, um dos principais auxiliares de Bin Laden, no noroeste do Paquistão.

- 18 de abril de 2010: o chefe político da Al-Qaeda no Iraque, Abu Omar al-Bagdadi, e seu comandante militar, Abu Ayub al-Masri, morrem em operações conjuntas EUA-Iraque em um reduto sunita ao norte de Bagdá.

- 1º de junho de 2010: Al-Qaeda anuncia a morte de seu comandante no Afeganistão, o egípcio Mustafah Abu al-Yazid, considerado o número três da rede de Osama bin Laden.

- 1º de maio de 2011: o presidente Barack Obama anuncia que os Estados Unidos mataram Bin Laden em uma operação em Abbottabad, uma cidade situada 50 km ao norte de Islamabad. O corpo do líder da Al-Qaeda foi sepultado no mar.