ASSINE
search button

Mais de 470 presos fogem de penitenciária afegã

Compartilhar

CABUL - Pelo menos 476 detentos fugiram na madrugada desta segunda-feira de uma penitenciária de Kandahar por um túnel de centenas de metros, anunciou o diretor do centro de detenção da grande cidade do sul do Afeganistão, Ghulam Dastageer Mayar.

"Um túnel de centenas de metros foi cavado entre a ala sul da prisão e o interior, e 476 'presos políticos' fugiram", declarou o general Mayar.

As autoridades designam como "presos políticos" os supostos talibãs que não foram detidos no campo de batalha. Segundo uma fonte dos serviços de segurança, que pediu anonimato, o túnel tinha 300 metros.

O porta-voz do presidente Hamid Karzai, Waheed Omar, classificou a fuga de "desastre". "É um golpe. É algo que não deveria ter acontecido", declarou Omar.

"Agora que isto aconteceu, estamos tentando descobrir o que ocorreu exatamente e o que temos que fazer para reparar o desastre que aconteceu em Kandahar", completou Omar.

Kandahar, berço do antigo regime talibã (1996-2001), é um dos redutos mais importantes da rebelião contra a Otan e as forças afegãs, que já executaram diversas operações militares nesta cidade para tentar expulsá-los da região.