ASSINE
search button

Moradores da região de Fukushima correm para buscar bens antes da proibição de acesso

Compartilhar

TÓQUIO – A proibição do governo do Japão da entrada de pessoas em um raio de 20 quilômetros ao redor da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, levou dezenas de moradores à área. Muitos tentam retirar de casa o que é possível, pois não há estimativa de quanto tempo a proibição ficará em vigor. As informações são da rede estatal de televisão, NHK.

De acordo com relatos, muitas pessoas foram vistas carregando roupas, eletrodomésticos e outros bens de suas casas. Cerca de 80 mil moradores tiveram que deixar suas residências e foram levados para ginásios e instalações públicas.

Há um posto provisório de fiscalização na região de Fukushima, onde os policiais checam as carteiras de motorista daqueles que tentam entrar na área. O objetivo é permitir a entrada apenas de moradores para evitar o risco de saques, pois muitas casas e prédios públicos e privados permanecem desocupados.

A espera para os moradores poderem voltar às suas casas na região deve ser longa. A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que administra a usina, calcula que serão necessários cerca de três meses para reduzir a radioatividade e entre seis a nove meses para dar ter o controle total dos reatores.

Na manhã de hoje o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, anunciou a imposição de uma zona de entrada proibida em um raio de 20 quilômetros em torno da usina. Quem desobedecer à decisão será multado. A medida foi tomada para evitar o agravamento do vazamento de radiação que ocorre desde o terremoto seguido de tsunami, de 11 de março.