ASSINE
search button

Presidente Assad aceita a demissão do governo sírio

Compartilhar

DAMASCO - O primeiro-ministro sírio, Mohammed Naji Otri, pediu demissão nesta terça-feira e o presidente Bashar al-Assad aceitou a renúncia, informou a televisão estatal.

"O presidente Assad aceitou a renúncia do governo", afirmou a TV estatal, acrescentando que um novo governo será formado nos próximos dias.

Este anúncio acontece no momento em que o regime enfrenta uma onda de protestos, com manifestações em várias cidades do país, alinhada com as revoltas nos países do mundo árabe. Cento e trinta pessoas morreram nas manifestações, segundo os opositores do regime, 30, de acordo com o governo.

Após duas semanas de manifestações contra Bashar al-Assad, milhares de pessoas seguiam nesta terça-feira para uma grande praça de Damasco para participar de uma manifestação de apoio ao presidente.

"Por nosso sangue, por nossa alma, nos sacrificaremos por ti Bashar", gritavam os manifestantes que seguiam para a praça Sabaa Bahrat, diante do Banco Central, onde foi colocado um enorme retrato do chefe de Estado. "Deus, Síria, Bashar é um todo" e "Um, um, um, o povo sírio é um", afirmaram os manifestantes, com bandeiras sírias e fotos do presidente.

A Síria é um país de várias religiões e etnias, com maioria sunita e minorias alauita, que controla o poder, cristã e curda.