ASSINE
search button

Hugo Chávez censura seis canais de TV a cabo

Compartilhar

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu mais uma demonstração de que pretende manter a mídia venezuelana sob rédeas curtas. Seis redes de televisão do país, entre elas a Rádio Caracas Televisión Internacional (RCTV), o canal mais antigo da Venezuela, tiveram sua programação interrompida ontem de madrugada em virtude de um novo regulamento segundo o qual 24 canais de TV a cabo são obrigados a transmitirem todas as mensagens e discursos do presidente.

Além da RCTV, foram censurados os canais Ritmo Son, Momentum, America TV, American Network e TV Chile por não terem ajustado sua programação às normas legais, estabelecidas na quinta-feira. Até então, essa obrigação se referia apenas às redes de TV abertas e às rádios do país.

Nossos programas foram interrompidos pouco depois da meia noite (2h em Brasília), sem qualquer aviso prévio declarou à agência France Presse a diretora de comunicação da RCTV, Gladys Zapiain.

Momentos antes de o sinal sair do ar, o RCTV divulgou um comunicado no qual denunciou que o governo, através da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), tinha se dirigido aos serviços de difusão por assinatura para solicitá-los que excluíssem a RCTV internacional de sua oferta de canais.

Essa conduta da Conatel é absolutamente ilegal já que, se o governo considera que a RCTV cometeu alguma infração, o que deve fazer é abrir um procedimento administrativo contra o canal, dando-lhe a oportunidade de exercer seu direito à defesa, como ordena e garante a Constituição , diz a nota.

O presidente do Colégio Nacional de Jornalistas, William Echeverría, denunciou a medida do governo e convocou o país para uma mobilização geral.

Na capital venezuelana, Caracas, e na cidade de Maracaibo, na região ocidental do país, protestos foram realizados para reclamar a interrupção dos canais de TV.

Segundo o canal de notícias Globovisíon, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas ao serem atropeladas por um veículo enquanto protestavam em uma avenida de Maracaibo.