ASSINE
search button

Grã-Bretanha pede libertação de cinco presos de Guantánamo

Compartilhar

Agência AFP

LONDRES - O governo britânico pediu formalmente aos Estados Unidos a libertação de cinco homens presos em Guantánamo que residiam no Reino Unido antes da detenção, anunciou nesta terça-feira o Foreign Office.

- O ministro das Relações Exteriores e o ministro do Interior decidiram pedir a libertação de Guantánamo e o retorno dos cinco homens que, embora não sejam cidadãos do Reino Unido, residiam legalmente aqui antes da detenção - afirma um comunicado oficial.

De acordo com a nota, o chefe da diplomacia britânica, David Miliband, escreveu nesta terça-feira à colega americana, Condoleezza Rice, para solicitar formalmente a libertação de Shaker Aamer, Jamil El Banna, Omar Deghayes, Binyam Mohamed e Abdenur Sameur, que tinham permissão de residência ou a condição de refugiados na Grã-Bretanha.

Além disso, Londres elogia as medidas adotadas recentemente pelos Estados Unidos para reduzir o número de presos na base da ilha de Cuba, que é alvo de várias denúncias das organizações de defesa dos direitos humanos.

O Foreign Office considera a solicitação parte dos "crescentes compromissos (de Washington) com outros países para transferir os detentos".

Até o momento o governo britânico só havia intercedido por cidadãos de nacionalidade britânica.