ASSINE
search button

Argélia e Irã assinam quatro memorandos de cooperação em Argel

Compartilhar

Agência JB

ARGEL - Os Governos argelino e iraniano assinaram nesta terça-feira, em Argel, quatro memorandos de cooperação bilateral, pouco antes de terminar a visita oficial a este país do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

O primeiro documento diz respeito a um programa trienal de trabalhos no setor da habitação e foi assinado pelos respectivos ministros do setor.

As empresas iranianas serão autorizadas a participar do programa argelino de construção de casas nos termos usuais de licitação internacional.

O segundo documento foi assinado pelos ministros da Cultura e diz respeito à entrada em vigor do acordo de cooperação cultural estabelecido em dezembro de 2002.

Os outros dois documentos foram assinados pelos ministros de Exteriores da Argélia, Murad Medelci, e do Irã, Manouchehr Mottaki, e são relativos à aplicação de um acordo de cooperação judicial que datava de 2003, e a um acordo sobre o estabelecimento de serviços aéreos entre as duas capitais.

O presidente do Irã qualificou de "satisfatória" sua visita à Argélia nesta terça-feira, destacando o apoio recebido do chefe de Estado argelino, Abdelaziz Bouteflika, ao programa nuclear de Teerã, que - segundo o líder iraniano - não será interrompido, apesar das novas pressões que possam surgir no Conselho de Segurança da ONU.