ASSINE
search button

Polícia sérvia apreende munição e mais de 500 armas em Pristina

Compartilhar

Agência EFE

PRISTINA - O Serviço Policial do Kosovo apreendeu mais de 500 armas e uma grande quantidade de munição em Pristina e em seus arredores, além de deter duas pessoas por suposto envolvimento em atos de contrabando.

Em entrevista coletiva em Pristina, o chefe do departamento criminal da Polícia, Rrahman Sulejmani, disse hoje que a ação ocorreu na quarta-feira, na capital e na localidade de Devet Jugovica.

- Cerca de 400 pistolas foram encontradas durante uma busca realizada em um veículo em Pristina, e outras 106 em cinco casas na capital e em Devet Jugovica.

A Polícia descobriu ainda 2 mil balas e várias escopetas de caça, segundo Sulejmani.

A maioria destas armas, que vieram da Macedônia, era 'destinada ao Kosovo, mas também a alguns países vizinhos', acrescentou.

A Polícia ainda está atrás de outra pessoa envolvida em atos de contrabando.

O Kosovo, província sérvia povoada por uma maioria albanesa independentista, está em processo de determinação de seu futuro estatuto e espera-se que nas próximas semanas comece uma nova fase de negociações entre sérvios e albano-kosovares com mediação internacional.

Calcula-se que no Kosovo haja cerca de 400 mil armas ilegais que não foram destruídas após a guerra de 1999.

O Kosovo está sob a administração provisória da ONU e tutela da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde o fim do conflito, enquanto aguarda a solução do estatuto definitivo.