ASSINE
search button

Tempestade 'Chantal' perde características tropicais em trajetória

Compartilhar

Agência EFE

MIAMI - A tempestade 'Chantal' continua com seu padrão de trajetória para o norte e perdeu suas características tropicais, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), com sede em Miami.

O fenômeno meteorológico apresenta ventos máximos sustentados de cerca de 85 km/h, com rajadas mais fortes, e os meteorologistas disseram que se tornou um fenômeno extratropical nas águas frias do norte.

Segundo o relatório do NHC, o olho da tempestade estava localizado às 6h de Brasília perto da latitude 43,6 graus norte e da longitude 58,5 graus oeste, cerca de 420 quilômetros ao leste-sudeste de Halifax, Nova Escócia, e cerca de 545 quilômetros ao sudoeste de Cabo Race, em Terranova, no Canadá.

O fenômeno se desloca para o nordeste a cerca de 52 km/h e este movimento deve continuar nas próximas 24 horas.

Além disso, os meteorologistas estudam uma onda tropical que se encontra ao leste das Antilhas menores, e que mostra condições favoráveis para que se torne uma depressão tropical.

Nesta temporada de furacões, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram três tempestades tropicais: 'Andrea', "Barry' e 'Chantal'.

Os meteorologistas prevêem que este ano haverá a formação de 13 a 17 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam se transformar em furacões, e cinco destes apresentariam ventos superiores a 178 km/h.