ASSINE
search button

Navios da Otan realizam viagem em torno da África

Compartilhar

Agência EFE

BRUXELAS - Seis navios da Otan iniciaram uma viagem de seis meses em torno da África para obterem informação sobre os costumes marítimos do continente e demonstrar que a Aliança Atlântica pode entrar em ação a qualquer momento em todas partes do mundo.

A frota é composta por uma fragata holandesa, uma canadense, uma dinamarquesa, uma alemã, uma portuguesa e uma americana, a USS Normandy, que comanda a expedição, anunciou hoje o Ministério de Defesa da Holanda em comunicado.

Navegarão primeiro até ao Golfo da Guiné, onde contribuirão para "reforçar a segurança da região', e se dirigirão em seguida à Cidade do Cabo para realizar exercícios conjuntos com a Marinha sul-africana.

Durante a última fase da viagem os navios chegarão ao Oceano Índico em direção às Ilhas Seychelles, e realizarão posteriormente "operações de presença' na costa da Somália para prevenirem ameaças à segurança nos mares da região.

No fim de setembro navegarão pelo Mar Vermelho para alcançarem, através do Canal de Suez, o Mediterrâneo, onde se unirão à operação antiterrorista 'Active Endeavour'.

O Ministério holandês disse na nota que a viagem não tem precedentes na história marítima da Aliança Atlântica.

Além da fragata holandesa de proteção do espaço aéreo HR.MS. Evertsen, participam da viagem o USS Normandy, dos Estados Unidos, o HMCS Toronto, do Canadá, o HDMS Olfert Fischer, da Dinamarca, o FGS Spessart, da Alemanha, e o NRP Alvares Cabral, de Portugal.