ASSINE
search button

Hillary Clinton lidera disputa por candidatura democrata

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - A senadora norte-americana Hillary Clinton encontra-se bastante à frente do também senador Barack Obama na disputa pela vaga do Partido Democrata para ser candidato da legenda à Presidência dos EUA, mostrou uma pesquisa divulgada na quarta-feira.

A pesquisa The Wall Street Journal/NBC News também afirmou que, se as eleições fossem realizadas hoje, nenhum dos dois democratas derrotaria o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, atual favorito para a vaga do Partido Republicano na disputa.

Dos democratas entrevistados, 43 % afirmaram preferir a senadora pelo Estado de Nova York e ex-primeira-dama do país a outros pré-candidatos, uma cifra superior aos 39 % de apoio registrados na pesquisa realizada em junho.

O resultado significa que Hillary está bastante à frente de Obama, o senador pelo Estado de Illinois que passou de 25 % das intenções de voto em junho para 22 % em julho.

Os dois pré-candidatos trocaram acusações nas últimas semanas. Recentemente, discutiram a respeito de questões de política externa.

A pesquisa entrevistou 1.005 adultos na sexta-feira e no sábado. E possui uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Entre os entrevistados, muitos citaram a experiência e a competência de Hillary Clinton como atributos positivos da senadora.

O apoio ao ex-senador pelo Estado da Carolina do Norte John Edwards caiu, de 15 % em junho para 13 % em julho.

O senador Joe Biden, de Delaware, e o governador do Estado do Novo México, Bill Richardson, continuavam distantes dos principais pré-candidatos, mas haviam conquistado um pouco mais de apoio, mostrou a pesquisa.