ASSINE
search button

Hamas denuncia detenção de 18 islamitas pelo Fatah na Cisjordânia

Compartilhar

Agência EFE

RAMALA - O movimento Hamas denunciou que seus rivais do grupo nacionalista Fatah detiveram neste domingo 18 ativistas islâmicos em diferentes lugares da Cisjordânia.

Segundo um comunicado da organização, forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP), alinhadas ao Fatah, assim como milicianos das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, detiveram hoje os ativistas em uma série de batidas pela Cisjordânia.

- As forças (do presidente da ANP, Mahmoud) Abbas detiveram nove ativistas do Hamas na cidade de Tulkarem, cinco em Nablus e quatro em Salfit, no norte da Cisjordânia - afirma o comunicado.

A nota de imprensa também pede que Abbas coloque fim às operações contra islamitas na Cisjordânia e liberte os mais de 200 que foram detidos desde que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, na semana passada.

As operações dizem respeito, em alguns casos, a uma tentativa do Fatah de neutralizar qualquer influência do Hamas na Cisjordânia.

Em outras, respondem simplesmente a vinganças de milicianos nacionalistas devido a execuções de companheiros e saques de suas instituições pelos islamitas na Faixa de Gaza.