ASSINE
search button

Fidel diz que alternativa dos jovens é 'ser ou não ser'

Compartilhar

Agência EFE

HAVANA - O presidente cubano, Fidel Castro, considera que a alternativa dos jovens é 'ser ou não ser', em artigo publicado na edição deste domingo do jornal oficial 'Juventud Rebelde'.

- Se os jovens falham, tudo falhará. Em mim é mais profunda a convicção de que a juventude cubana lutará para impedi-lo. Acredito em vocês - afirmou

Fidel em resposta a uma mensagem enviada esta semana pelo Escritório Nacional da União de Jovens Comunistas (UJC) da ilha.

A UJC afirmou em mensagem dirigida a Fidel e divulgada na sexta-feira pelo jornal, que os artigos de 'Reflexões' publicados pelo líder da revolução 'constituem profundas doutrinas para a juventude e acrescentam sua convicção de serem imbatíveis em cada trincheira para defender a Pátria, a Revolução e o Socialismo'.

Fidel, de 80 anos, que se recupera de uma grave doença intestinal que o obrigou a delegar o poder para o irmão Raúl em 31 de julho do ano passado, iniciou em março a publicação de uma série de "Reflexões' centradas, especialmente, em críticas aos Estados Unidos e ao presidente George W. Bush.

No novo artigo, Fidel disse que leu a mensagem dos jovens 'com emoção' e citou a frase de 'Hamlet', um dos dramas do escritor inglês William Shakespeare, 'ser ou não ser', considerada 'a alternativa dos jovens'.

- Qualquer outra coisa seria viver no mais idílico dos mundos algumas dezenas de anos, que na História do Tempo não serão mais que alguns segundos - ressalta o líder cubano.

Além disso, apontou as perguntas 'para que serve a vida sem idéias?, acaso nascem as idéias com um homem?, acaso morrem com este?'.

Para o presidente cubano, as idéias 'surgiram ao longo da vida da espécie humana' e 'durarão o mesmo que nossa espécie'.

Fidel adverte que esta 'nunca esteve tão ameaçada pela combinação do subdesenvolvimento político da sociedade e das criações da tecnologia, que parecem não ter limites e vão além de toda a racionalidade em sua capacidade de autodestruição'.

- Guerras de extermínio, mudanças de clima, fome, sede, desigualdades, nos rodeiam por todas partes - acrescenta.

No artigo de hoje, o líder cubano opina que 'o ser humano precisa se apegar a uma esperança, buscar na própria ciência uma oportunidade de sobrevivência, e é justo buscá-la e oferecê-la'.

- No futuro não teriam espaço possível as horríveis injustiças que o sistema capitalista desenvolvido oferece hoje junto a uma tirania mundial - ressalta Fidel Castro.