ASSINE
search button

Líder de socialistas de Madri renuncia após derrota eleitoral

Compartilhar

Agência EFE

MADRI - O secretário-geral do Partido Socialista de Madri (PSM), Rafael Simancas, apresentou nesta segunda-feira sua renúncia após uma reunião com o primeiro-ministro e líder dos socialistas espanhóis, José Luis Rodríguez Zapatero, informaram fontes do partido.

A renúncia de Simancas ocorre uma semana depois que sua candidatura à Presidência regional de Madri foi derrotada pela conservadora Esperanza Aguirre, do Partido Popular (PP).

Aguirre obteve folgada maioria frente a Simancas, que permitiu revalidar e escorar seu cargo à frente da Presidência do Governo da Comunidade Autônoma de Madri.

A saída de Simancas é a segunda dos socialistas em Madri depois da derrota eleitoral.

Em 31 de maio, Miguel Sebastián, candidato socialista à Prefeitura de Madri renunciou após a derrota para o candidato conservador e atual prefeito Alberto Ruiz Gallardón.

Tanto a Prefeitura de Madri quanto a Presidência do Governo regional eram redutos do Partido Popular há mais de uma década.

As últimas eleições municipais e autônomas representaram uma forte derrota dos socialistas em Madri para os conservadores, que em ambas obtiveram folgadas maiorias absolutas.