ASSINE
search button

Villepin entregará renúncia a Chirac antes da chegada de Sarkozy

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, apresentará sua renúncia ao presidente da França, Jacques Chirac, logo antes de este entregar a Presidência a Nicolas Sarkozy.

Assim disse Villepin nesta setxa-feira, durante o último encontro de seu mandato com a imprensa na sede do Executivo.

A cerimônia de transferência de poderes entre Chirac, de 74 anos, e Sarkozy, de 52 anos, deve acontecer na próxima quarta-feira, último dia dos doze anos do primeiro no Palácio do Eliseu.

- Entregarei minha renúncia' a Chirac 'horas antes' da transferência de poderes na Presidência, disse Villepin.

O conservador Sarkozy, que derrotou a socialista Ségolène Royal nas eleições presidenciais de domingo passado, nomeará seu primeiro-ministro na próxima quinta-feira. O grande favorito é seu conselheiro e ex-ministro, o reformista François Fillon, procedente do 'gaullismo social'.

Villepin, a quem Chirac entregou as rédeas do Governo após o "não' dos franceses à Constituição européia no plebiscito de maio de 2005, preparou uma 'transição republicana' com seu sucessor.

Quando houver a transferência de poderes, previsivelmente em 17 de maio, entregará um documento - de cerca de 30 páginas - sobre os resultados obtidos por cada ministério, os temas prioritários e a situação interna em cada departamento.

O 'único' objetivo do documento, 'sem precedentes' na história da República, é garantir a transferência de poderes mais ordenada possível' e diz respeito ao 'interesse geral da França e dos franceses', afirma o primeiro-ministro francês no prólogo.

Diante da imprensa, Villepin defendeu seu balanço, seu método - "o pragmatismo', sem 'se fechar em uma ideologia' -, e, sobre o que lamenta, citou o fato de não ter conseguido 'passar adiante' na luta contra o desemprego dos jovens, um 'dossiê essencial que não deve ser adiado várias vezes'.