ASSINE
search button

Musharraf e Karzai concordam em reduzir tensões por causa da Al Qaeda

Compartilhar

Agência EFE

ANCARA - O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, e seu colega do Afeganistão, Hamid Karzai, concordaram nesta segunda-feira, em Ancara, em reduzir as tensões entre seus países frente às acusações mútuas envolvendo atividades da rede terrorista Al Qaeda na região.

Karzai e Musharraf decidiram criar um grupo de trabalho do qual a Turquia participará como país mediador, segundo a emissora local de TV 'NTV'.

Esse é o resultado de uma reunião entre Musharraf, Karzai, o presidente da Turquia, Ahmet Necdet Sezer, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, realizada hoje no Palácio Presidencial de Çankaya.

- Paquistão e Afeganistão concordaram em fortalecer suas relações baseadas na boa vizinhança, na integridade territorial e na não-ingerência em seus respectivos assuntos internos, afirma a Declaração de Ancara, aprovada no encontro.

O presidente em fim de mandato da Turquia afirmou que a declaração constitui 'um passo importante' para desenvolver uma cooperação concreta entre os três países.

Segundo Sezer, no final de 2007 ou no princípio de 2008, poderia ser realizada uma reunião com as três partes novamente.

Afeganistão e Paquistão se acusam mutuamente de não fazer o suficiente para lutar contra o terrorismo.

A mediação da Turquia na disputa entre ambos os países vizinhos foi pactuada durante uma recente visita a Cabul do ministro de Exteriores e atual polêmico candidato à Presidência turca, Abdullah Gul.