ASSINE
search button

Royal e Bayrou descartam aliança em primeiro turno na França

Compartilhar

Agência EFE

FRANÇA - A candidata socialista às eleições presidenciais francesas, Ségolène Royal, e o centrista François Bayrou descartaram nesta segunda-feira qualquer aliança antes da votação do primeiro turno, em resposta ao pedido de dois históricos socialistas para que se unissem para vencer o conservador Nicolas Sarkozy.

Royal, que era entrevistada na emissora de rádio 'RMC' sobre essa possível aliança, disse que não é uma questão a ser debatida, porque quer que os cidadãos tenham 'um voto simples'.

- Construí um pacto com os franceses, disse Royal, que assegurou que não fará 'combinações pelas costas dos eleitores'.

Insistiu em que quer 'que os franceses se pronunciem sobre idéias' e, à pergunta de qual será sua estratégia entre o primeiro turno do próximo domingo e o segundo, em 6 de maio, respondeu com um simples 'já veremos'.

A candidata criticou a proposta lançada na sexta-feira passada pelo ex-primeiro-ministro socialista Michel Rocard e depois apoiada pelo ex-ministro Bernard Kouchner, que acreditam que a aliança entre Royal e Bayrou pode ser a única possibilidade de vencer Sarkozy.

Bayrou, presidente da União pela Democracia Francesa (UDF), explicou sua posição na emissora 'France Inter' e ressaltou que não há nenhuma aliança imaginável em uma eleição presidencial antes da apuração.

- Em uma eleição presidencial, cada candidato se apresenta com um projeto e uma idéia de maioria. Nicolas Sarkozy quer uma maioria de direitas muito à direita, Ségolène Royal quer - como sua resposta a Rocard e Kouchner demonstrou - uma maioria de esquerda, assinalou.

Acrescentou que busca uma 'nova maioria capaz de trabalhar lado a lado pessoas da esquerda como da direita republicana'.