ASSINE
search button

Londres busca mediação de Moscou para libertar militares

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - O Reino Unido mantém consultas com a Rússia como parte de seus esforços diplomáticos para conseguir a libertação dos 15 militares britânicos detidos na semana passada pelo Irã, informou hoje a Embaixada britânica junto ao Kremlin.

"Estamos em contato com numerosos parceiros internacionais sobre este assunto e, em particular, com a Rússia. Por enquanto, não revelamos os detalhes. O principal é a saúde de nossos militares', disse um porta-voz da Embaixada do Reino Unido à agência russa "Interfax'.

Neste domingo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, qualificou de 'muito grave' a captura de 15 marinheiros e infantes da Marinha Real por forças iranianas, na sexta-feira, no norte do Golfo Pérsico.

Em declarações à imprensa em Berlim, Blair indicou que se trata de um incidente 'injustificado e errado' e negou que os 15 militares estivessem em águas territoriais iranianas quando foram detidos, como sustenta o Governo de Teerã.

"Nossa prioridade é conseguir a libertação dos militares, este é um assunto fundamental para o Reino Unido, que enfrentamos com toda seriedade', disse o representante da missão diplomática de Londres em Moscou.

A Rússia é um importante parceiro político e econômico do Irã e seu defensor na comunidade internacional, por isso o Reino Unido busca sua mediação para a ansiada libertação de seus militares.

A detenção dos britânicos aconteceu pouco antes da esperada aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de outra resolução que impõe sanções ao Irã por não abandonar seu programa nuclear e o enriquecimento de urânio.