ASSINE
search button

Embaixador envolvido em escândalo

Compartilhar

Agência JB

JERUSALÉM - Israel chamou de volta seu embaixador em El Salvador depois de ele ter sido descoberto no jardim de sua casa nu, bêbado e usando brinquedos sexuais. Agora, o ministério de Relações Exteriores procura um substituto para o diplomata de carreira Tsuriel Raphael.

O incidente ocorreu há duas semanas. Raphael estava com as mãos atadas ao ser encontrado pela polícia.

Apesar de o embaixador não ter quebrado nenhuma lei salvadorenha, a chancelaria achou melhor tirá-lo do cargo.

É um comportamento que não condiz com um diplomata justificou o porta-voz do ministério, Zehavit Ben-Hillel.

Não é o primeiro escândalo sexual envolvendo a chancelaria de Jerusalém. Um dos mais notórios, inclusive, ocorreu no Brasil. Em 2000, a polícia encontrou fotos de menores nus no computador do então vice-cônsul de Israel no Rio de Janeiro, Arie Scher. Acusado de pedofilia pela Justiça brasileira, conseguiu fugir para Israel e continuou a carreira diplomática. Só em 2005 teve a indicação para um posto na Austrália negado, depois de o ministério ter confirmado, numa investigação interna, que as fotos criminosas eram mesmo de Scher.

Também em 2000, o embaixador israelense na França morreu de ataque cardíaco em circunstâncias que seu governo negou-se a divulgar. De acordo com a mídia parisiense, o diplomata estava com a amante, e não com a mulher.