ASSINE
search button

A Casa Branca insiste em que não planeja uma guerra contra o Irã

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - A Casa Branca frisou nesta segunda que não tem planos de lançar uma guerra contra o Irã, apesar de suas acusações sobre o papel de Teerã no Iraque terem gerado rumores de que Washington pretende iniciar um novo conflito bélico.

- Não sei como posso ser mais claro: não estamos nos preparando para uma guerra no Irã. O que estamos fazendo é proteger nossa gente - afirmou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, em sua entrevista coletiva diária.

Sobre as acusações dos que criticam a Casa Branca, Snow disse que "essas pessoas estão tentando fazer com que se fale disto talvez para melhorar sua própria sorte política, e têm que parar'.

- Este é um caso claro no qual as pessoas estão exagerando - acrescentou o funcionário, cujas declarações são feitas depois de o Pentágono ter enviado dois porta-aviões ao Golfo Pérsico.

Quase todos os dias, Snow acusa o Irã de intervir no Iraque, ao fornecer armas e bombas aos insurgentes para que ataquem aos soldados americanos posicionados no país árabe.

No discurso de 10 de janeiro sobre sua nova estratégia para o Iraque, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que o Irã 'fornece apoio material para ataques contra tropas americanas'.

Duas semanas mais tarde, Bush confirmou que autorizou os soldados a matarem ou deterem agentes iranianos no Iraque.

Nos últimos dias, o Pentágono acusou Teerã de introduzir no Iraque uma bomba mais complexa, conhecida como 'explosively formed penetrators (EFP).

A Casa Branca afirma ter dados de inteligência suficientes para ter certeza da existência no Iraque das novas bombas de origem iraniana.

- Essas armas existem. O povo pôde vê-las, viu o que acontece quando explodem. Para mim, é difícil contradizer (essas informações) e dizer que se trata de uma ameaça inexistente. E é muito mais difícil contradizer nossos soldados, que foram atacados com elas - disse Snow.