ASSINE
search button

EUA esperam retomar diálogo sobre Coréia do Norte em fevereiro

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - Os Estados Unidos esperam que sejam retomadas as conversas multilaterais sobre o programa de armas nucleares da Coréia do Norte em 8 de fevereiro, em Pequim, anunciou nesta segunda-feira o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, adiantou no domingo que a Coréia do Norte tinha proposto essa data para retomar o diálogo e que, agora, dependia da aprovação de Washington.

McCormack disse hoje que o negociador americano nas negociações, Chris Hill, havia 'adquirido uma passagem de avião' para essa data e que se esperava um anúncio oficial da China sobre o dia.

Pequim é a cidade que sedia as conversas que reúnem as duas Coréias, Rússia, Japão e Estados Unidos, que começaram em 2003 e que permanecem interrompidas desde o final do ano passado.

- Chris tem um bilhete para ao redor de 8 de fevereiro e conta em ir para lá (Pequim)', disse McCormack.

Como condição prévia para voltar a negociar o assunto nuclear, a Coréia do Norte exige que os Estados Unidos suspendam o bloqueio de recursos norte-coreanos no Banco Delta Asia (BDA) em Macau.

A última rodada de diálogo aconteceu em dezembro passado, em Pequim, mas não se chegou a nenhum acordo, nem sequer a data de uma próxima reunião.