ASSINE
search button

Peres diz que reunião cria 'oportunidade' para a paz

Compartilhar

EFE

JERUSALÉM - O vice-primeiro-ministro israelense, Shimon Peres, afirmou neste sábado que a reunião de sábado entre o premier do país, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, "certamente cria uma oportunidade para a paz".

Em declarações à rádio pública israelense, Peres não descartou que a reunião pudesse reativar o plano de "Convergência", programa político de seu partido, Kadima, que propõe a retirada da maior parte dos assentamentos judaicos da Cisjordânia.

Perguntado sobre o encontro, Peres afirmou que "é um importante início, que não deve ser desperdiçado".

Durante a cúpula, que durou duas horas, Olmert e Abbas estudaram o reatamento dos comitês mistos para abordar os problemas mais preocupantes do conflito palestino-israelense.

Israel se comprometeu a transferir à Autoridade Nacional Palestina (ANP) US$ 100 milhões dos impostos que mantém em conceito de agente de retenção desde que o Hamas assumiu o Governo palestino, em março.

Segundo a imprensa israelense, a quantia não será diretamente transferida ao presidente Abbas, mas passará através de um mecanismo para que os fundos não cheguem às mãos do Executivo do Hamas.

A reunião é "o primeiro passo para a reconstrução da confiança mútua", informou um comunicado divulgado ao término do encontro pelo Escritório do Primeiro-ministro israelense.

O chefe de negociações palestino, Saeb Erekat, confirmou mais reuniões como esta para o futuro.