ASSINE
search button

Patriarca latino de Jerusalém entra em Belém e pede derrubada de muros

Compartilhar

Agência JB

BELÉM - O patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Michel Sabah, realiza a tradicional marcha natalina da sede de seu patriarcado até a cidade de Belém, onde pediu que os muros que separam os povos sejam derrubados.

- Os muros devem cair, não deve haver nenhum muro entre israelenses e palestinos. Daqui tem que partir a paz, a liberdade e a esperança - afirmou o patriarca latino, em breves declarações à imprensa ao entrar em Belém.

O máximo representante da Igreja Católica na Terra Santa foi de Jerusalém a Belém atravessando o portão da antiga passagem entre as duas cidades, agora fechado, e que só é aberto três vezes ao ano.

Junto a dois muros, um perto de Belém e o outro ao redor da tumba da patriarca bíblica Raquel, ponto de peregrinação de judeus, cristãos e muçulmanos, o monsenhor Sabah parou por alguns instantes antes de ser recebido por notáveis palestinos de Beit Sahur, Beit Jala e Belém.

Cerca de 50 carros de personalidades palestinas acompanharam o patriarca latino em seu caminho rumo à Basílica da Natividade, onde visitará a gruta de mesmo nome, na qual uma estrela de 14 pontas e talhada em mármore branco marca o lugar exato onde Jesus nasceu, segundo a tradição cristã.

Em sua marcha rumo a Belém, o religioso foi acompanhado durante cerca de 300 metros por vários agentes da Polícia montada israelense. As forças de segurança de Israel escoltaram o tempo todo a procissão até, como é costume, passar a guarda para as forças palestinas em Belém.