ASSINE
search button

Cirurgião espanhol diagnostica saúde de Fidel, diz jornal

Compartilhar

MADRI - O médico espanhol José Luis García Sabrido, chefe do serviço de cirurgia do hospital público madrileno Gregorio Marañón, está desde quinta-feira em Cuba para fazer um diagnóstico da saúde do presidente Fidel Castro, segundo a edição deste domingo do jornal El Periódico de Cataluña.

Em uma matéria com o título "A saúde de Castro continua se deteriorando", o jornal assegura que o cirurgião espanhol, de reconhecido prestígio profissional, viajou para Havana para dar seu parecer sobre o procedimento médico necessário "para deter a progressiva deterioração" da saúde do governante.

O jornal cita fontes de saúde, segundo as quais García Sabrido viajou em um avião fretado pelo Governo cubano para que pudesse chegar a Havana "sem demora" e levando consigo "material clínico de última geração" do qual a ilha não dispõe.

Sobre o estado de saúde de Fidel - que em 13 de agosto completou 80 anos -, o jornal lembra que embora se desconheça o diagnóstico, os serviços de informação dos Estados Unidos "apontam a possibilidade de um processo cancerígeno na área do abdômen".