ASSINE
search button

Resolução da ONU não interromperá atividade nuclear, diz Irã

Compartilhar

Reuters

TERRÃ - A resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Irã vai obrigar o país a rever sua colaboração com a agência nuclear da entidade, e a decisão não fará os iranianos abandonarem seu programa atômico, disse na quinta-feira Ari Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, segundo a agência Isna.

Depois de semanas de negociação envolvendo representantes das grandes potências, a resolução impondo sanções limitadas contra o Irã deve ser aprovada pelo conselho até o Natal - pelo menos é essa a expectativa dos diplomatas.

- A natureza dessa resolução não é capaz de pressionar o Irã, e o Irã dará uma resposta adequada a ela - disse Larijani. - Esse comportamento só vai criar mais problemas. Se eles ratificarem a resolução, o Irã ficará numa nova situação. Nessa situação o Irã vai rever sua cooperação com a agência (Agência Internacional de Energia Atômica) e outras áreas políticas, econômicas e culturais.

O Irã nega que esteja usando o programa nuclear como fachada para a construção de armas, e diz que só quer gerar energia elétrica com fins pacíficos.

A resolução do conselho proíbe importações e exportações de materiais e tecnologia relacionados ao enriquecimento e ao reprocessamento de urânio, a reatores de água-pesada e a sistemas de mísseis balísticos.