ASSINE
search button

Morrem 200 guerrilheiros em Darfur em confronto com Exército sudanês

Compartilhar

EFE

CARTUM (Sudão) - Pelo menos 200 rebeldes da Frente de Salvação Nacional (FSN) de Darfur morreram em confrontos com o Exército sudanês no norte da conflituosa província de Darfur, no oeste do Sudão, segundo um comunicado militar.

A nota explica que os choques ocorreram quando homens armados do FSN - uma coalizão de facções rebeldes que se opõem ao acordo de paz para Darfur assinado em Abuja, em maio passado, pelo Governo sudanês e pelo insurgente Movimento de Libertação do Sudão - tentaram tomar a cidade de Katem, no norte da província, a tarde desta quarta-feira.

Segundo o texto, os atacantes sofreram várias perdas materiais, além de humanas, entre elas seis canhões de artilharia e 18 veículos de transporte, 16 deles com capacidade de transportar artilharia pesada.

A nota afirma que, no confronto, morreram também dois dirigentes do FSN, mas não informa sobre se houve baixas entre o Exército.

Em 30 de junho, o Movimento para Justiça e Igualdade (MJI), liderado por Khalil Ibrahim, a Aliança Federal, representada por Ibrahim Darich e Sharif Harir, além do movimento Exército de Libertação do Sudão, comandado por Khamis Abdalla, decidiram formar o FSN.

O conflito no Sudão, que já matou mais de 20.000 pessoas e levou 200.000 a abandonar seus lares, começou em fevereiro de 2003, quando o MJI e o Movimento de Libertação do Sudão iniciaram um levante armado em protesto contra a situação de pobreza e marginalização na região