ASSINE
search button

Venezuela vai às urnas e Chávez é favorito à reeleição

Compartilhar

CARACAS - A Venezuela decide no domingo se vai dar ao presidente Hugo Chávez mais seis anos de mandato, para que ele siga adiante com sua 'revolução socialista' contra os Estados Unidos, ou se apóia um governador que promete evitar que o país se transforme em uma nova Cuba.

As últimas pesquisas de opinião mostram o presidente à frente, com uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais em relação a seu principal adversário, Manuel Rosales, governador do rico Estado petrolífero de Zulia, que já convocou seus seguidores a estar atentos para a possibilidade de fraude.

Chávez aproveitou os abundantes recursos do petróleo para conquistar o apoio dos setores mais pobres da população com vários planos sociais, que são considerados ineficientes pela oposição. O ex-pára-quedista de 52 anos, que já sobreviveu a crises políticas e até a uma tentativa de golpe, arrebanhou aliados na América Latina como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente argentino, Néstor Kirchner, mesmo que eles não compartilhem a mesma fúria de Chávez com relação às políticas do americano George W. Bush.

- Vou ganhar estas eleições. Quem achar o contrário está bem perdido, compadre - disse Chávez esta semana. Ele afirmou que, se vencer, estudará uma reforma constitucional que permita a reeleição ilimitada para cargos públicos.

Rosales, por sua vez, conseguiu reunir a fragmentada oposição venezuelana com um discurso populista que se concentrou principalmente em ataques à insegurança, ao desemprego e à política de vender petróleo a preços diferenciados para aliados como Cuba. (Reuters)