ASSINE
search button

Papa decepcionado com ordenação 'irregular de bispo na China

Compartilhar

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI recebeu com 'profunda dor' a notícia da ordenação, na China, como bispo, do sacerdote Giovanni Wang Renlei, que 'foi feita sem respeitar a disciplina da Igreja Católica'. O Pontífice expressou sua 'dor' por meio de um comunicado divulgado pelo Escritório de Imprensa do Vaticano, no qual se acrescenta que essa ordenação episcopal 'ilegítima' é mais uma das que 'atormentam a Igreja Católica na China há algumas dezenas de anos'.

Wang Renlei foi ordenado bispo em Xuzhou, na província de Jiangsu (China continental), na quinta-feira, e sua designação é mais um capítulo dentro das tensas relações existentes entre o país e o Vaticano.

- Esta série de atos extremamente graves, que ofendem os sentimentos religiosos de todos os católicos da China e do resto do mundo, é fruto e conseqüência de uma visão da Igreja que não corresponde à doutrina católica, e subverte os princípios fundamentais de sua estrutura hierárquica - acrescenta a nota.

No comunicado, o Vaticano diz ter feito tudo o que era possível para evitar a ordenação, e lembrou que o ato é considerado grave dentro do direito canônico, e pode acarretar sanções tanto para os que ordenam como para quem é ordenado.

- A Santa Sé está consciente do drama espiritual e o sofrimento dos eclesiásticos, obrigados a serem parte ativa das ordenações episcopais ilegítimas, transgredindo a tradição católica - afirmou.

Também assinala que 'é um consolo constatar que, apesar das dificuldades passadas e presentes, a quase totalidade dos bispos, sacerdotes, religiosos e laicos na China, conscientes de serem membros da Igreja universal, mantiveram uma profunda comunhão de fé e vida com o papa e com a comunidade católica'.