ASSINE
search button

Concluída a retirada de tropas italianas do Iraque

Compartilhar

ROMA - A retirada das tropas italianas do Iraque foi concluída de forma discreta, com uma cerimônia solene, da qual participou o primeiro-ministro Romano Prodi, que recebeu com honras os últimos soldados que serviam no país.

Os últimos oito homens da Missão Antiga Babilônia, como foi batizado o contingente italiano no Iraque, chegaram em um avião que aterrissou no aeroporto Ciampino, na capital italiana, às 12h27 (9h27 de Brasília).

Ao receber esses últimos militares, Prodi comentou que a presença italiana 'não foi uma ocupação, mas uma ajuda a um povo na busca de futuro'.

Simbolizando o final da missão, o ministro da Defesa, Arturo Parisi, entregou ao primeiro-ministro a bandeira retirada ontem da base que a Itália mantinha na cidade iraquiana de Nassiriya.

Prodi entregará a bandeira ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, em outra cerimônia a ser realizada na próxima quinta-feira.

A retirada dos últimos 44 homens que estavam no Iraque começou ontem, com outra cerimônia, em Nassiriya, que contou com a presença de Parisi, e na qual foi retirada a bandeira que hoje foi entregue a Prodi.