ASSINE
search button

Presidente do Irã divulga carta com críticas a Bush

Compartilhar

NAÇÕES UNIDAS - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, divulgou nesta quarta-feira uma carta ao povo americano em que acusa o governo dos Estados Unidos de usar a 'coerção, a força e a injustiça' e pede a desocupação do Iraque.

Em cinco páginas, Ahmadinejad pede também que Washington reconheça um Estado palestino e alerta o Partido Democrata sobre sua responsabilidade 'perante o povo e a história' desde sua vitória nas eleições parlamentares deste mês. A carta foi entregue à Reuters pela Missão do Irã na ONU.

Em maio, o presidente escreveu uma carta de 18 páginas ao seu colega dos Estados Unidos, George W. Bush, que nunca respondeu. Ele disse que agora escreve ao povo americano com um sentimento de amizade, porque o Irã e os EUA têm a responsabilidade comum de 'promover e proteger a liberdade, a dignidade e a integridade humanas'.

- Os governos existem para servir ao seu próprio povo. Nenhum povo quer se alinhar ou apoiar opressores. Mas, lamentavelmente, o governo dos EUA despreza mesmo a sua própria opinião pública e continua na linha de frente do apoio ao atropelo dos direitos do povo palestino.

- É possível governar com base numa abordagem que é distintamente diferente daquela da coerção, da força e da injustiça - escreveu Ahmadinejad.

Sobre o Iraque, ele sugeriu que, havendo agora uma Constituição e um governo, 'seria mais benéfico levar os oficiais e soldados dos EUA para casa, e gastar as astronômicas despesas militares dos EUA no Iraque para o bem-estar e a prosperidade do povo americano'.

- Como vocês sabem muito bem, muitas vítimas do Katrina continuam sofrendo, e incontáveis americanos continuam vivendo na pobreza e sem teto. (Reuters)