ASSINE
search button

Equador espera votos do exterior para proclamar vitória de Correa

Compartilhar

QUITO - O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do Equador espera pelos resultados da votação dos equatorianos no exterior para proclamar Rafael Correa presidente eleito, já que a apuração foi concluída na maior parte do país. Fabricio Rodríguez, chefe Relações Públicas do TSE, confirmou que já estão apurados todos os votos de 18 das 22 províncias do Equador.

As províncias em que falta pouco para o fim da apuração são Azuai, onde 99,24% dos votos já foram contados, Guayas, com 99,67%, Morona Santiago, com 95,62%, e Pastaza, com 96,63%.

Os votos que ainda não foram apurados são tão poucos que não influenciarão a contagem parcial, que indica uma vitória clara do esquerdista Rafael Correa sobre seu rival Álvaro Noboa, populista de direita, disse Rodríguez.

Até o momento, o TSE apurou 36.169 das 36.613 atas do segundo turno do último domingo, disputado por Correa e Noboa, após uma fase inicial que aconteceu no dia 15 de outubro com outros 11 candidatos.

Rodríguez disse que a proclamação dos resultados pode acontecer ainda nesta quarta-feira, porém isto depende da chegada dos resultados dos votos dos equatorianos que vivem no exterior, um total de 142 mil pessoas.

Nestas circunstâncias, com 98,79% dos votos contabilizados, a apuração parcial do TSE dá a vitória de Correa, do movimento Aliança País, com 56,80% de apoio, o que representa um total de 3.481.323 votos.

Noboa, do Partido Renovador Institucional Ação Nacional (Prian), tem até o momento 43,20%, o equivalente a 2.647.294 votos.