ASSINE
search button

Encontrados rastros radioativos em dois aviões da British Airways

Compartilhar

EFE

LONDRES - Rastros de uma substância radioativa foram encontrados em dois aviões da British Airways (BA), na investigação sobre a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, confirmou nesta quarta-feira a própria companhia aérea em comunicado.

Um terceiro avião foi examinado, acrescentou a BA, que afirmou que os três aviões foram retirados de circulação.

A companhia aérea informou ter sido contatada ontem à noite pelo Governo britânico, que lhe comunicou que três de seus aparelhos haviam sido identificados como parte da investigação sobre a morte do ex-agente secreto.

Litvinenko morreu na quinta-feira passada, após ser exposto a uma alta dose de radiação emitida por polônio 210, uma substância radioativa da qual a Polícia britânica encontrou traços em vários locais de Londres.

"Os resultados iniciais das provas forenses, que foram confirmados esta tarde, mostraram traços de uma substância radioativa a bordo de dois dos três aviões analisados', explicou a companhia aérea em comunicado, no qual afirmou que os três aviões operam em rotas européias.

Um porta-voz da companhia aérea disse que os aviões haviam sido examinados, pois as 'pessoas envolvidas no caso Litvinenko' tinham viajado nele.

"A British Airways foi informada de que a investigação está reduzida unicamente a esses três B767, que permanecerão fora de serviço até novo aviso', disse a companhia aérea.

Segundo a companhia aérea, o risco para a saúde pública era baixo.