ASSINE
search button

Ahmadinejad responsabiliza potências por insegurança do Iraque

Compartilhar

TEERÃ - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que os problemas de segurança no Iraque são causados pelas potências que não desejam um país forte e autônomo, embora não tenha feito referência direta a país algum. Em entrevista coletiva realizada com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, que permaneceu três dias no Irã, Ahmadinejad disse que estas potências querem criar atritos entre os diferentes grupos étnicos iraquianos para enfraquecer seu Governo.

- Acho que agora todos devemos nos esforçar para fortalecer a unidade do povo do Iraque - disse Ahmadinejad, que afirmou que este é o 'único caminho para a salvação'.

O líder iraniano disse que para enfrentar estes conflitos 'a maior obrigação dos países amigos do Iraque é apoiar o Governo eleito pelos votos do povo'.

- Nós acreditamos que o Governo do Iraque é capaz de dirigir seu país com a ajuda de seu povo - afirmou Ahmadinejad. Segundo ele, aqueles que chegaram de fora devem dar oportunidades ao Governo do Iraque 'caso sejam verdadeiramente amigos deste povo'.