ASSINE
search button

Afeganistão: Ataque suicida contra tropas da Otan mata dois civis

Compartilhar

Agência JB

CABUL - Pelo menos dois civis afegãos morreram em um ataque cometido por um suicida contra um comboio das tropas da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) em Kandahar, no sul do país.

O terrorista jogou sua moto, carregada de explosivos, contra um dos veículos das tropas internacionais que fazia uma patrulha. Os efetivos saíram ilesos, informou o porta-voz da Isaf em Kandahar, Jason Chalk, citado pela agência 'Pajhwok Afghan News' ("PAN").

O porta-voz confirmou a morte de dois civis, enquanto o Ministério do Interior afegão disse que três pessoas que estavam na região ficaram feridas por causa da explosão.

Trata-se do terceiro ataque suicida ocorrido nos últimos três dias na província de Kandahar, onde está mobilizado o contingente canadense no Afeganistão. O atentado de hoje coincide com o término da cúpula da Otan em Riga, onde o Canadá tentou fazer com que outros países participantes da missão da Isaf enviem tropas ao sul afegão. O Canadá tem 2.500 soldados mobilizados em Kandahar e sofreu 44 baixas desde 2002.

O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, disse ao término da cúpula que vários países-membros suavizaram as restrições ao movimento de suas tropas no Afeganistão, o que significa que, dos 32 mil soldados mobilizados no país, 25 mil 'poderão ser usados em missões de combate e de não combate'.